Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

quinta-feira, 30 de abril de 2015

O que é Zoonose:

Significado de Zoonose

O que é Zoonose:



Zoonose é um termo da medicina que designa as doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais e insetos. É uma palavra de origem grega formada por “zoo”, que significa "animal" e “noso”, que significa "doença".

As zoonoses são transmitidas pelos animais e insetos através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros microorganismos diversos. A peste, carbúnculo, psitacose, triquinose e ornitose são exemplos de algumas zoonoses. As zoonoses mais comuns são:
Toxoplasmose (transmitida principalmente pelos felinos que são hospedeiros definitivos do protozoário da doença);
Leptospirose (muito comum em época de chuvas porque é transmitida através do contato com a pele ou pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria);
Raiva (doença provocada por vírus e transmitida através da mordida de um animal contaminado);
Dengue, Febre Amarela Silvestre e Urbana (transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti),e outras Endemias.
Histoplasmose (os fungos presentes em fezes secas de passarinhos, pombos ou morcegos são causadores dessa doença) 

Das diversas zoonoses existentes, não são tão comuns nos seres humanos como nos animais e muitas vezes os casos de pessoas infetadas não são relatados. Há outras zoonoses que, de forma contrária, são menos comuns nos animais, no entanto são muito graves para a saúde humana, por exemplo, Brucelose, Hidatidose, Febre Q. Doenças como Raiva ou Tuberculose bovina são igualmente graves para o animal e para o homem.

Zoonoses como a tuberculose e brucelose bovina e bubalina e em animais produtores de leite são de notificação obrigatória por parte das entidades responsáveis (profissionais de saúde, por exemplo).

A Saúde Pública Veterinária é a área responsável pela criação de medidas de controle e combate de zoonoses.
significado de Zoonose está na categoria: Medicina

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pesquisador brasileiro revela o mais novo avanco no tratamento do diabetes

Tratamento para febre de Chikungunya


O tratamento para febre de Chikungunya pode ser feito em casa com repouso e ingestão de líquidos, como água, chá e água de côco, por exemplo.

Além disso, outros cuidados e remédios, prescritos pelo clínico geral, podem ajudar a aliviar os sintomas, como febre e dor articular, até que o organismo seja capaz de combater a febre de Chikungunya.

Alguns cuidados para tratar os sintomas específicos da febre de Chikungunya são:

Febre: colocar uma compressa fria na testa, evitar o excesso de roupa, beber chá de pulmonária ou tomar remédios antipiréticos, como o Paracetamol, de acordo com as indicações do médico;
Dor nas articulações: aplicar compressas quentes, com óleo essencial de camomila, sobre a articulação dolorida, beber infusão de salgueiro 3 vezes por dia ou tomar remédios analgésicos, como Acetaminofeno, receitados pelo clínico geral;
Náuseas e vômitos: beber chá de gengibre durante o dia, chupar um picolé de limão ou tomar remédios antieméticos, como a Metoclopramida ou Ondansetrona, prescritos pelo médico;
Diarreia: beber água de arroz, comer alimentos cozidos de fácil digestão, como fruta, arroz ou frango ou ingerir remédios antidiarreicos, com Loperamida ou Racecadotril, indicados pelo clínico geral.
Uma boa dica, além dos cuidados citados, é fazer uma alimentação rica em vitamina C, aumentando o consumo de frutas como laranja, kiwi ou morango, para fortalecer o sistema imune e acelerar a recuperação.

Geralmente, o tratamento para febre Chikungunya dura entre 7 a 30 dias, dependendo da idade do paciente, e, durante este período, deve-se ficar protegido por um mosquiteiro ou utilizar repelentes para evitar a transmissão da doença através da picada do mosquito.

O mosquito que provoca a febre de Chikungunya é o mesmo responsável pela dengue e, por isso, saber como identificar o mosquito pode ajudar o médico a fazer o diagnóstico da doença. Saiba como identificar o mosquito da dengue.

Sinais de melhora da febre de Chikungunya


Os sinais de melhora da febre de Chickungunya surgem quando o organismo é capaz de eliminar o vírus e incluem a diminuição da febre, da diarreia e dos vômitos.

Em alguns casos, o cansaço e a dor articular podem se manter algumas semanas após a cura da febre da Chikungunya e, por isso, o clínico geral pode recomendar sessões de fisioterapia para ajudar a diminuir o desconforto.

Sinais de piora da febre de Chikungunya


Quando o tratamento não é feito de forma adequada, ou o sistema imune se encontra enfraquecido podem surgir sinais de piora como febre acima de 38º por mais de 3 dias, vômitos constantes e com sangue ou dor de cabeça incapacitante.

Nestes casos é recomendado ir imediatamente ao hospital, porque pode ser necessário ficar internado para fazer remédios diretamente na veia.