Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O combate ao Aedes Aegypti é um dever meu e seu

Divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná Ro http://dcejipa.blogspot.com.br/


O combate ao Aedes Aegypti é um dever meu e seu; A dengue é uma doença terrível que pode até matar.
Por isso, é preciso muito cuidado e atenção.
Veja aqui o vídeo é com relação as fossas do nosso município de Ji Paraná Rondônia
é preocupante


Veja o vídeo neste link abaixo é só Clicar👍👍👍

M.FACEBOOK.COM

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1013196678786518&substory_index=14&id=100002752050763

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

SEMUSA realizou em 02 de Dezembro de 2016 “Dia D” dia nacional de combate (Aedes Aegypti)

Divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná Ro http://dcejipa.blogspot.com.br/


SEMUSA realizou em 02 de Dezembro de 2016 “Dia D” dia nacional de combate (Aedes Aegypti)


A Secretaria Municipal de Saúde junto a Divisão de Controle de Endemias de Ji Paraná realizou três Pit Stop nesta sexta feira (02 de dezembro de 2016), no Dia ‘D’ dia nacional de combate ao Aedes Aegypti, durante o dia, ações de conscientização foram realizadas em três pontos com grande fluxo de pessoas próximo ao Irmão Gonçalves, Comercial São João e Shopping Cidadão.


O combate ao Aedes Aegypi é um trabalho permanente. Por isso, o objetivo do Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypi é orientar as pessoas evitar o acúmulo de água em quaisquer tipos de recipiente, dentro e fora de casa, pois, assim o mosquito não pode se proliferar. Para isso é necessária uma ação ofensiva com objetivo de eliminar todos os criadouros internos como vasos, pratos de xaxim, pneus velhos, piscinas mal cuidadas, lixos acumulados ou quaisquer outras coisas que possam reter água. Aliado a isso é necessário um trabalho de educação para que as pessoas possam não apenas combater o mosquito transmissor, como também se proteger da doença.

Entre os destaques do folder estão os principais sintomas característicos de cada doença como febre, coceira, dores nas articulações, manchas na pele e vermelhidão nos olhos. Outra ênfase é quanto aos riscos do uso de medicamentos sem orientação em suspeita de dengue, zika ou chikungunya como os que contenham ácido acetilsalicílico, que podem causar hemorragias e levar a morte.



















Ji-Paraná 02 de Dezembro 2016

Semusa organiza início da campanha contra dengue em Ji-Paraná


Divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná Ro http://dcejipa.blogspot.com.br/


Para a secretaria, campanha deve manter a situação na cidade estável.
Entre ações, está o uso de telas em fossas sépticas domésticas.
Telinhas (Foto: Pâmela Fernandes)A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) começa os trabalhos de combate ao Mosquito Aedes Aegypti em Ji-Paraná, região central do estado. Com o período chuvoso chegando, a Semusa quer intensificar as ações contra a dengue, chuikungunya e zika vírus, todos transmitidos pelo mesmo mosquito. Vários setores devem ser incluídos na campanha que começa em novembro deste ano.


A comissão multidisciplinar é organizada pela Semusa em parceria com representantes do departamento da Atenção Básica à Saúde, Epidemiologia, Vigilância Ambiental, Hospital Municipal, Endemias, assim como de várias secretarias municipais e órgãos estaduais.

Neste semestre, a intenção é ter um planejamento para que, antes e durante a época mais crítica, de dezembro a fevereiro, as estratégias de combate e conscientização já estejam bem alinhadas e permaneçam sendo eficazes e garantindo o controle.


Em Novembro de 2016, de acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti, em Ji-Paraná o índice chegou a 2,1%IIP, sendo que o ideal é abaixo de 1%. Este levantamento é feito trimestralmente, e em abril deste ano, este número caiu para 0,9% que é considerado pela secretaria um índice controlado da situação .

Para a Semusa, algumas ações simples foram muito eficazes e garantiram o sucesso da campanha no combate ao mosquito. Uma delas foi a utilização de telinhas para impedir a proliferação do mosquito em fossas sépticas domésticas. Depois de descobrir-se que o mosquito também se prolifera nestes locais, as telinhas foram distribuídas aos agentes comunitários de saúde. Assim, esta medida preventiva será mantida na campanha.