Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Dengue, Chikungunya e Zika vírus do sol quente

Divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná Ro http://dcejipa.blogspot.com.br/


                                                        Larvas coletadas

O ciclo de vida do Aedes aegypti é composto por quatro fases, tais como: ovo, larva, pupa e adultos. As larvas se desenvolvem em águas paradas, limpa ou suja, incluindo as fossas abertas. A transmissão da doença acontece no momento do acasalamento. É nesta etapa da vida, que as fêmeas necessita do sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos. São extremante resistente, podendo permanecer por vários meses nos recipientes, até a chegada de águas propícias a incubação.


Os ovos do mosquito pode sobreviver aproximadamente um ano em ambiente seco, enquanto espera a estação seguinte de chuvas para formação novas larvas. Assim que são imersos. A única possibilidade de evitar essa transmissão, é não deixar o mosquito nascer, eliminando os depósitos de águas, onde possa ter algum potencial para se tornar criadouros do mosquito transmissor das doenças. Evidentemente, poderá surgir a pergunta, por que então casos destas doenças em época de sol quente, fora da época das chuvas? A resposta está nas fossas abertas, caixas d`águas sem tampas e outros reservatórios.


O Aedes é essencialmente urbano, encontra ambiente propício nas fossas abertas das cidades, em época de estiagem. Portanto, cuidar deste problema é mais um desafio para a população, e o poder público. Então! Combater, é uma questão de honra e proteção de nossa saúde. Realizar investimentos em campanhas de conscientização e vigilância de focos e, Educação em Saúde Permanente, em busca do resultado mais eficaz possível.

veja mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim